COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Professora Doutora Maria Augusta soares

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) e doutorada em Farmacoepidemiologia pela mesma Faculdade. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Ordem dos Farmacêuticos. Professora auxiliar convidada da (FFULisboa). Foi Diretora Executiva da Unidade de Farmacovigilância do Sul, sediada na (FFULisboa). Integra o Grupo de Investigação do Sub‐grupo de Sócio‐Farmácia da FFULisboa. Foi Presidente do Conselho Jurisdicional da Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos. É autora e coautora de vários livros técnicos, de mais de 200 palestras, comunicações e apresentações, sob a forma de poster, em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, e ainda, de mais de 250 artigos de revisão em revistas da especialidade.

Professor Doutor João Gorjão Clara

João Gorjão Clara licenciou-se em medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMULisboa). É especialista de Medicina Interna, de Cardiologia e tem a Competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos. É Professor Catedrático na FFMULisboa. Na sua vida profissional realizou todas as provas de progressão da Carreira Hospitalar até ao topo em duas especialidades, atingindo o grau de Chefe de Serviço em Cardiologia e em Medicina Interna. Fez ainda concurso de Provas Públicas, para Especialista de Cardiologia na Ordem dos Médicos, em Coimbra, em 1974. Foi Chefe da Equipa de Medicina do Banco do Hospital de Santa Maria 20 anos e 18 anos residente da Unidade de Tratamento Intensivo para Coronários (UTIC Arsénio Cordeiro) do Hospital de Santa Maria. Em paralelo, realizou toda a Carreira Docente de Professor Auxiliar a Professor Catedrático da FMULisboa.

Desde há cerca de 30 anos, que se interessa pela Geriatria, sendo o primeiro Chefe de Serviço de Medicina Interna com o Perfil de Geriatria. Neste âmbito fundou, em 1991, o Grupo de Estudos de Hipertensão Arterial do Idoso e organizou a primeira Consulta de Hipertensão Arterial do Idoso, do País. É especialista europeu de hipertensão (Clinical Hypertension Specialist), pela Sociedade Europeia de Hipertensão. Criou, no Hospital Pulido Valente, onde foi durante 10 anos Diretor do Serviço de Medicina, a primeira Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, em Portugal.

É Membro do Conselho da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia (Full Board Member of the European Union Geriatric Medicine Society). É Membro do Conselho da Seção de Medicina Geriátrica da União Europeia dos Médicos Especialistas (Member of the Board of the Geriatric Section of the Union European Medical Specialists). Tem a Competência em Geriatria reconhecida pela Ordem dos Médicos, desde 2013. Foi Conselheiro do Conselho Médico Legal do Instituto de Medicina Legal I.P. de 2004 a 2010. Foi Coordenador do Grupo de Estudos de Cardiologia Geriátrica da Sociedade Portuguesa de Cardiologia de 2006 a 2010. É Coordenador do Grupo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna desde 2014. Foi, o primeiro, Regente da Cadeira de Geriatria da FMULisboa, que se designa por Introdução às Doenças do Envelhecimento e que marca o início do ensino obrigatório da Geriatria na FMULisboa, desde 2010.

Foi Diretor da revista “Geriatria”, órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, de 2000 a 2003. Foi Diretor da revista “Atualização em Geriatria”, de 2000 a 2005. Foi fundador e Diretor da “Revista Clínica e Saúde” do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva. É Vice-Presidente vitalício da Fundação Professor Fernando de Pádua. Foi Presidente do 12º Congresso da European Union Geriatric Medicine Society, que se realizou de 5 a 7 de outubro de 2016 em Lisboa, integrado na semana Healthy Living/Healthy Ageing organizada pela Câmara Municipal de Lisboa. É Coordenador da Consulta Multidisciplinar de Geriatria do Hospital CUF Descobertas, desde abril de 2016.

© 2018 por LisbonPH